domingo, 29 de novembro de 2009

Orquestra Sinfônica do Youtube no Carnegie Hall



Prelúdio para inspirar as férias estudânticas

Performance de Larissa Mattos, estudante de música da UFMG, Belo Horizonte/MG.
http://www.myspace.com/larissamattos

Leia/escute mais:
http://bravonline.abril.com.br/conteudo/musica/nossa-aposta-larissa-mattos-472710.shtml
 
"Eu ainda sou uma estudante", diz Larissa Mattos. De fato: aos 20 anos, depois de concluir o ensino médio numa escola municipal, a violoncelista de Belo Horizonte frequenta a Universidade Federal de Minas Gerais. Seu currículo, no entanto, já ostenta um feito de que nenhum outro estudante brasileiro de música pode se gabar. Larissa integrou a Orquestra Sinfônica do YouTube, que se formou há dois meses para uma única apresentação no Carnegie Hall, lendária sala de concertos nova-iorquina.

A primeira orquestra do mundo arregimentada pela internet reuniu os vencedores de um concurso que despertou o interesse de 3 mil músicos. Os concorrentes tinham de mandar ao site YouTube um vídeo em que executavam peças definidas pelos organizadores da disputa. Desde dezembro de 2008, quando a seleção começou, as imagens das audições foram acessadas mais de 13 milhões de vezes. As gravações sofreram a primeira peneira pelas mãos de especialistas e depois por cliques de mouses de internautas. Os 96 ganhadores, entre estudantes e profissionais, vinham de 33 países.

sábado, 28 de novembro de 2009

4o. SoLiSC


PALHAÇADAS NO CONGRESSO

DE SOFTWARE LIVRE




"Tux", o Pinguim da Linux é um baixinho invocado




Jon "Maddog" Hall, fundador da Linux




Etienne Delacroix, físico e pesquisador atuando com crianças e adolescentes



Entrevistas com participantes e convidados do 4o. SoLiSC, Congresso Catarinense de Software Livre, realizado no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, dias 26 e 27 de novembro de 2009. Leorry Reportter destaca o encontro com o Fundador e Diretor Executivo da Linux International, entidade mundial que promove o uso do sistema operacional GNU/Linux - Jon "Maddog" Hall -, e o Professor Etienne Delacroix, físico e pesquisador belga divulgando ações pedagógicas inovadoras para desconstituição dos recursos computacionais visando sua apropriação criativa por crianças e adolescentes, desmistificando a linguagem eletrônica.
_____
Não sabe ainda o que é Software Livre, Sistema Operacional? Clique aqui:
http://www.solisc.org.br/
_____
Site da linux International:
http://www.li.org/
_____
A história do pinguim Tux:
http://www.infowester.com/tux.php
_____
O trabalho de Eugenne Delacroix:
http://arteemd.blogspot.com/2009/03/etienne-delacroix-aquele-que-abriu.html
_____
Entrevista de Jon "Maddog" Hall ao Roda Viva

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Sarau Boca de Cena

_____
VAMOS CULTUAR A CULTURA!!!
_____
O projeto de extensão da UFSC Sarau Boca de Cena têm o prazer de convidá-lo(a) para o lançamento da antologia poética Sarau Boca de Cena. O evento de lançamento da antologia ocorrerá dia 26 de novembro no Teatro da UFSC, com entrega gratuita do exemplar para os presentes no evento. O Sarau Boca de Cena de lançamento da antologia conta com as seguintes atrações:
_____
POESIA: Kellen Flôr, Julio Cesar Gentil
BANDA: Expedição, Desclassificados, 3 JAY, Frango 64, Libelos
TEATRO: Rossano Pio
ARTES PLÁSTICAS: Rogério Messias, Felipe Parucci, Allen Rosa, Renata Richter
MODA: Ovelha Negra
_____
Data: 26 de novembro
Hora: 19h.
Local: Teatro da UFSC
$ 3 meia
$6 inteira
_____

domingo, 22 de novembro de 2009

Manifesto das Crianças


Crianças do mundo inteiro, uni-vos!
_____
Nesse mundo de dor/sorriso a esperança de Leo são as crianças. Acredita, como Nietzsche, que é nelas que está a possibilidade de um novo tempo. Por isso, agora que voltou à universidade, a pedagogia que estuda e professa é a da libertação. “Hay que escolarizar-se, pero sín perder la ternura jamás”, diz, parafraseando Che, com aquele seu risinho mineiro.
_____
Crítico da escola, busca no seu fazer cotidiano encontrar respostas para uma nova educação, que não formate, que não oprima, que não mate a criança interior. Por isso, inventou um (ante) manifesto, que está em construção. “Ele foi inspirado no Manifesto Comunista, de baixo pra cima. Eu entendo a importância que aquele manifesto teve naquele período histórico, mas penso que hoje devemos contemplar em nossos corações as indignações para o despertamento da Criança Interior, capaz de fazer a verdadeira revolução, talvez a única possível: a de nossos próprios corações, que se entenderão uns com os outros nas dimensões em que interagimos".
_____
Dividimos com todos essas idéias, para que comunguem e retornem. O manifesto não está pronto. Precisa de ti! Da tua criança... Então? Avante!!! “Esse 'manifestarmos' quem somos, apesar de tudo o que nos quer "apagar", é a fonte de inspiração desse Manifesto das Crianças: mãos em festa, em obra, escarafunchando a Terra, acariciando um rosto, enxugando uma lágrima, dando-se à outra mão/Criança para passear junto pelos campos. *
_____
Trecho:
_____
(...) Crianças, que seus corações estejam abertos para compartilhar a riqueza de idéias e ideais de cada um. Que o futuro seja construído a partir de seus sonhos de ventura. Repartam, de mãos cheias de alegria, os abraços ecuidados para com tudo e todos. Construam, assim, seu mundo novo. As flores e os frutos deste jardim são abundantes. Juntem suas mãos para colher mil buquês, façam suas cestas para depois irem repartir estas alegrias plantadas e descobertas. Repartam este jardim aos outros, chamem mais crianças para brincar, que estes campos são para todos. Unam-se.
_____
Deixem os bancos enfadonhos das escolas que transformam as crianças em peças de máquinas, e dispersem-se pelos canteiros em busca do que aprender com seus novos amigos. Ah, crianças, abram suas asas da imaginação para tocarem-se e repartirem o que têm aprendido. Subam às árvores, iniciem hoje este processo de compartilhamento destes sonhos.
_____
(...) Ah, crianças, que as manhãs de seus sonhos façam cair os véus das antigas e tristes noites de quando seus sonhos lhes foram retirados. Sejam corajosas, vivam seus ideais, despertem da sonolência que lhes foi imposta pelos contadores de uma história que lhes tirou a dignidade e os finais felizes. Em cinco pétalas e palavras: acordem, brinquem, vivam, realizem, sonhem.
_____
Sorriam ao compartilharem suas flores, sentem-se à grama e recriem seus brinquedos. Inspirem as outras crianças adormecidas a brincarem também. Quando elas ouvirem suas gargalhadas saberão que podem se juntar àbrincadeira e realizarem as vontades de sua imaginação. Crianças, um mundo despedaçado em ruínas espera sua chegada para que novas formas de viver em alegria recrie a beleza para as futuras estações.Um tempo de pás, de baldes, de regadores, enxadas, foices e martelos para que sejam derrubadas todas as cercas, muros e portões que as separavam de seus sonhos.
_____
Crianças do mundo inteiro, uni-vos!
_____
* Texto publicado na Revista Pobres & Nojentas, impressa, 2005, para aapresentação da Declaração de Amor aos Direitos das Crianças, pelas Jornalistas Elaine Tavares e Míriam Santini de Abreu. Blog das Pobres & Nojentas:
http://pobresenojentas.blogspot.com/
_____
Primeira versão da Declaração de Amor aos Direitos das Crianças (1986), sempre em construção: http://www.ciadapaz.blogspot.com/
_____
Fotomontagem com bonecos Legos de: Descartes, Nietzsche, Marx, Engels, Lenin, Che Guevara, Gorky, Carles Chaplin, Francisco de Assis, Van Gogh, Einsten, Gandhi e Pelé.

sábado, 21 de novembro de 2009

I Seminário Internacional de Classificação Indicativa


O evento debaterá a atualização da política pública para o setor e identificará tendências e perspectivas para a área. O registro estará aberto até o dia do evento, se houver vagas. Além disso, será discutida a influência da mídia (incluindo a internet e jogos eletrônicos) no desenvolvimento infanto-juvenil e a produção de novos conhecimentos acadêmicos sobre o tema.
_____
O seminário é gratuito e aberto a todos os interessados. Podem se inscrever representantes da comunidade científica, órgãos oficiais e não-governamentais relacionados com a temática, emissoras de TV, produtoras e distribuidoras de filmes, jogos eletrônicos e RPG, e estudantes e interessados no setor em geral. Para participar, os interessados devem preencher a ficha de inscrição e encaminhá-la para o e-mail classificacaoindicativa@mj.gov.br ou fazer contato pelo telefone (61) 2025-3901.

26 e 27 de novembro de 2009, em Brasília.

Fonte:

Os desafios do jornalismo no século XXI

O Núcleo de Estudos de Comunicação e Educação e a UniverCidade promovem encontro para discutir os desafios da profissão de jornalista frente às mudanças na exigência do diploma e às novas tecnologias. Dia 26 de novembro, às 18h30, no auditório da UniverCidade (Unidade Centro) - Rua Gonçalves Dias, 56, Centro. Informações - 2536-5000

Fonte: Revistapontocom
http://www.revistapontocom.org.br/?cat=9

50 anos da Declaração Universal dos Direitos da Criança



20 de novembro de 2009

O Dia Mundial da Criança, oficialmente, é 20 de novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança. Porém, a data efetiva de comemoração varia de país para país. A Declaração dos Direitos da Criança completa 50 anos hoje.


Leia a Declaração dos Direitos da Criança, na íntegra:

A Declaração de Amor
aos Direitos da Criança

"33 .  Ter uma casinha de madeira nas árvores...
34 . Tirar meleca do nariz e fazer bolinhas"...

Leia a Declaração de Amor aos Direitos das Crianças (1986), sempre se declarando:
http://boletimdaturma.blogspot.com/2008/06/declarao-de-amor-aos-direitos-da-criana.html

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

(Des)instalação: 25 de novembro de 2009


(Des)instalem-se...
levantem-se das cadeiras, dispam-se...

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Leorry Reportter entrevista


III ANIMANDO O MUSEU DO BRINQUEDO
_____
O jornalista escolar Leorry Reportter participou das celebrações dos 10 anos do Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina, dia 16 de novembro de 2009, com a presença de estudantes do Curso de Pedagogia do CED/UFSC, do PPGE/UFSC, crianças do NDI/UFSC e, claro, com a presença bruxólica do Mestre Franklin Cascaes. Quem não esteve lá pode conferir as fotos clicando em http://www.channel4kidsnews.blogspot.com/


Foto: Leorry Reportter com Peninha e Profa. Telma Piacentini, criadores do Museu do Brinquedo

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

A Notícia Filosofal


Leorry Repporter - este jornalista escolar que vos escreve - participará dos 10 anos do Museu do Brinquedo, dia 16 de novembro das 14 às 18 horas, Auditório do CED/UFSC, inaugurando as Palhaçadas Pedagógicas Brincantes, juntamente com o Sr. Pingo de la Histoire, o mais famoso Contador de Histórias e Notícias brincânticas da Ilha... Venha se encontrar com a gente, porque brincar é o melhor remédio...

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Congresso Catarinense de Software Livre



SoLiSC e Software Livre

O Congresso Catarinense de Software Livre (SoLiSC) apresentará para a sociedade catarinense os conceitos que estão por trás do Software Livre, demonstrando que soluções abertas e livres deixaram de ser uma alternativa para ser uma realidade de negócio na área de tecnologia da informação e comunicação.

Software Livre é denominação dada a todos os programas de computador que permitem que seus usuários usem, copiem, modifiquem, aperfeiçoem e compartilhem os códigos de acordo com suas necessidades.

Data: 26 e 27 de novembro de 2009
Local: Centro de Eventos da UFSC

Inscrição e Programação: http://www.solisc.org.br/

10 anos do Museu do Brinquedo: Programação

Museu do Brinquedo celebra 10 anos



III ANIMANDO O MUSEU DO BRINQUEDO
- O INVISÍVEL ACONTECE -
16 DE NOVEMBRO DE 2009
Auditório do CED/UFSC
14 às 18 horas

O Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina foi idealizado pela Profa. Dra. Telma Anita Piacentini, em setembro de 1999, como um Projeto de Extensão Universitária. “O principal mobilizador da criação do Museu do Brinquedo foi o Franklin Cascaes, com a sua coleção de brincadeiras infantis”. Atualmente, abriga um acervo constituído por 144 peças oriundas das mais diversas regiões (Itália, México, China, Canadá, Nova York, Peru, Indonésia, França, Guatemala, Bolívia, Porto Rico, Nicarágua e Brasil): brinquedos de madeira, cerâmica, porcelana, tecido e outros. Há bonecas(os), marionetes, piões, ioiôs, bilboquês, petecas e carrinhos – objetos catalogados e, em grande parte, expostos na Biblioteca Universitária. As peças que não estão em exposição ficam guardadas na reserva técnica do Museu Universitário.
__________
"O mundo da infância, aqui, está sendo compartilhado, e os brinquedos e os parceiros elaboram um mundo de sentimentos e ações com novos significados sócio-afetivos. (...) O ato pedagógico de “guardar” brinquedos num lugar público e de fácil acesso possibilita abrir o mundo infantil aos olhos das crianças e de adultos. Se atentarmos para o que significa um mundo sem a presença do brinquedo, podemos antever uma vida cinzenta e fria, sem a cor da infância, destituída de alegria e de projetos de felicidade e de calor humano.. (...) Além do registro da memória cultural de um povo e da preservação de suas condições de vida através da guarda adequada de objetos da infância, a presença de um Museu com tais características proporciona, às gerações atuais e futuras, a possibilidade de estudos de identificação do universo pessoal e social da existência humana". T.P.

Foto: Acervo do Museu do brinquedo da Ilha de Santa Catarina. Boneca Catarinense (Foto: Rodrigo Ribeiro)

sábado, 7 de novembro de 2009

Elogio à Profissão do Magistério

Elogio à Profissão do Magistério

Ser professor não é um ato de sacrifício, é ser nobre. mas qual nobreza?
não a nobreza do orgulho ou a nobreza da vaidade do conhecimento, evidência clara de baixa auto-estima.
pois se o professor está neste posto é porque ele pode ser nobre. assim como o aluno necessita desta nobreza como conexão/centramento para o desenvolvimento de seu objetivo.
ser nobre é ser como o metal incandescente no núcleo da terra, como o metal do interior da hemácia sanguínea que carrega oxigênio para as células, e que elas façam o uso deste oxigênio como for preciso. pois o conhecimento não é propriedade privada, ou então não necessitaríamos dele. é a produção humana. não deveria ser um artigo para exibição ou de prepotência. mas facilitação de acesso.
ser nobre é ser de ferro, é ser de sangue. autêntico.
o professor que é nobre já fez o seu serviço.
ele é referência, não o fim, mas sólido legado para ser transformado.
ser nobre é saber da sua importância, a importância do outro e do espaço.
sabe estar ajudar na hora certa e identificar a necessidade do outro e não a dele.
sabe identificar o comprometimento do aluno e sabe o valor sagrado desta energia.
não se trata de ser perfeito, pois é humano, mas sabe reconhecer esta realidade com maturidade.
Gilmar

Por uma formação de professores conscientes do malefício da reprodução da violência simbólica que ocorre como ato "invisível" de prepotência consentida ou mediatizada, ou mesmo inconsciente em discursos e atitudes na estrutura, relações e em procedimentos escolares. Por uma educação que valorize os objetivos dos alunos, mesmo que estes objetivos sejam utópicos, anacrônicos, diferentes. É preciso iniciar. "Uma caminhada de mil km começa com o primeiro passo" (Lao Tse)
"Na análise de Pierre Bourdieu, o ato pelo qual os grupos "dominantes" impõem - como se fosse universal - sua cultura particular sobre grupos "dominados", ocultando que na origem desta imposição está um ato de força, ou seja, de violência propriamente dita" (SILVA, Tomaz Tadeu. Teoria Cultural e Educação.BH: Autêntica, 2000.)

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Filosomídia para a Libertação


/">~`1!2@3#4$5%6^7&8*9(0)-_=+
qwertyuiop{[}]\asdfghjkl;:'"zxcvbnm,<.>/?
_____
Mídia da Libertação
Libertação para a Mídia
Mídia para a Libertação
Mídia da Libertação
Mídia de Libertação
Sabedoria para a Libertação
Mídia
Libertação
Sabedoria
_____
saber
conhecer
relacionar
fazer
vivenciar
construir
poder
pontencializar
energizar
amar
intuir
vida
sabedoria
_____
América Latina
Midialidades
Jornalidades
Telejornalidades
Comunicação para a Sabedoria
_____
Abya Yala
Amawtay


Aguardem...