terça-feira, 27 de outubro de 2009

No prelo: Ensaios Alternativos e reflexões críticas



Levado aos limites da exploração capitalista, o esporte moderno, como campo de ação e de vivência social das populações empobrecidas, caracteriza-se como uma atividade anti-vida e de degeneração da saúde. De igual forma, e na mesma lógica de apropriação mercadológica, outras manifestações culturais, tais como a capoeira, jogos e brincadeiras, e mesmo aulas de Educação Física escolar, também têm servido como fonte de alienação de massas e de rebaixamento da cultura corporal humana.

Em resposta, este primeiro volume dos ENSAIOS ALTERNATIVOS, lançado pelo VITRAL Latino Americano de Educação Física, Esportes e Saúde, representa o esforço científico e militante para compreender a saúde como fonte de vida e direito inalienável da humanidade. Desse modo, apoiados no acúmulo teórico e vivências práticas que alimentaram visões críticas acerca das relações entre a Educação Física e a Saúde, o conjunto dos ensaios aqui reunidos busca fortalecer análises ampliadas e profundas sobre os poderes que se apropriam do esporte e de outros conteúdos para manter suas possibilidades de dominação política, ideológica, econômica, social e cultural, que obviamente determinam o fazer pedagógico de professores de Educação Física.

De forma especial, indica-se a leitura deste trabalho coletivo também para profissionais de outras áreas e por pessoas comuns que apóiam ou integram organizações e movimentos sociais que buscam a superação do mundo capitalista. Foi organizado pensando em contribuir com as reflexões críticas e as proposições de esporte e lazer de governos, escolas, sindicatos, movimentos sociais, clubes e corporações que se valem do esporte como prática social de transformação das condições de vida indignas e, portanto, injustas!

Organizadores: Edgard Matiello Júnior e Paulo Capela (CDS/UFSC) e, Jaime Breilh (Universidade Andina).

Educadores, aguardem! Boas reflexões e proposições à vista!

Nenhum comentário: