O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina, juntamente com os Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação e em Educação Científica e Tecnológica, compõe a oferta de cursos stricto sensu do Centro de Ciências da Educação. Os três Programas do Centro de Ciências da Educação integram o sistema de Pós-Graduação da UFSC, composto de 50 Programas de Pós-Graduação, avaliados e reconhecidos pelo Sistema Nacional de Pós-Graduação da CAPES.
As atividades do PPGE/CED iniciaram com o Curso de Especialização em 1974. O Mestrado em educação foi criado em agosto de 1984. Após mais dez anos de atividades foi criado o Curso de Doutorado em Educação, inicialmente com a linha de Ensino de Ciências Naturais e, mais tarde, em outubro de 1998 a linha Ensino e Formação de Educadores. Atualmente este Programa de Pós-Graduação em Educação oferece os cursos de Mestrado e Doutorado, o primeiro constituído pelas atividades de sete e o segundo com quatro linhas de pesquisa.
Ao ser criado em 1984, o curso de Mestrado contava com duas linhas de investigação: Teoria e Prática Pedagógica (TPP) e Educação e Trabalho (ET). Em 1986 foi criada a linha de investigação Educação e Ciência (EC) e, finalmente, em 1997, após uma reestruturação do programa, criaram-se as linhas Educação e Movimentos Sociais (EMS) e Educação, História e Política (EHP). Nesse processo extingüiu-se Teoria e Prática Pedagógica, tendência que se verificou em outros programas nacionais, derivada de uma demanda por maior definição da abrangência das áreas de investigação. Em setembro de 1999 foi criada a linha Educação Infantil e, posteriormente, a linha Educação e Comunicação. Em 2003 foi criada a linha de Educação e Processos Inclusivos (EPI). As mudanças ocorridas nos mais de vinte anos buscaram responder às novas demandas no campo da formação para a pesquisa em educação, sempre mediadas pela análise compartilhada entre a comunidade docente no âmbito da UFSC com pares de outras universidades brasileiras.
O crescimento da oferta dos cursos em termos de aumento e reconfiguração de linhas de pesquisa reflete processos compartilhados no acúmulo de competências no campo da pesquisa em educação no Brasil. Desde sua origem, o Programa tem pautado sua organização e sua existência institucional pela observância de três compromissos fundamentais: a excelência e o rigor acadêmico e científico; o desenvolvimento de um pensamento crítico e questionador voltado para os desafios presentes na área da educação; uma compreensão ampliada de educação que contempla tanto o sistema formal de ensino, e particularmente a escola pública, quanto os processos formativos presentes no trabalho e nos movimentos sócio-culturais do conjunto da sociedade.
A experiência institucional histórica do Programa assegurou condições para firmar disposições no campo da formação e desenvolvimento da pesquisa em educação, ancorada na expectativa do desenvolvimento de um trabalho cientifico referenciado pela leitura de sua própria ação face às práticas educacionais na sociedade e pela democratização como horizonte político de compromisso de suas atividades acadêmicas universitárias.
O programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina tem como objetivos principais:
. Formar educadores e educadoras de alto nível, comprometidos com o avanço do conhecimento para o exercício da pesquisa, da extensão e das atividades profissionais em instituições de ensino de todos os níveis e em outros campos onde sejam possíveis trabalhos em educação;
. Estimular a produção e a socialização do conhecimento no campo da educação, através de publicações e outras formas de divulgação;
. Contribuir para um reflexão contínua e crítica sobre a educação pública brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário