sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Jogo de Cena de Eduardo Coutinho

CINEMA E A SALA EM CENA
A partir de um anúncio em um jornal popular do Rio de Janeiro, algumas mulheres foram selecionadas para contar algum episódio de sua vida. Em um teatro, de costas para a platéia vazia e de frente para o documentarista Eduardo Coutinho, cada uma delas falou para as câmeras sobre um momento marcante que achava que valia a pena divulgar no filme. São personagens variadas, desde uma atriz lésbica do Nós do Morro, até uma senhora de origem turca, que acredita que sua participação pode ajudá-la a reatar os laços com a filha.
As histórias, porém, são contadas duas vezes. Uma pela mulher que viveu o fato, e a outra por uma atriz que interpreta aquele momento. Através desse Jogo de Cena criado por Coutinho, o público se confunde entre o que é real e o que é ficção, além de poder comparar os depoimentos de uma e de outra, tentando descobrir os limites entre a atuação e os sentimentos verdadeiros.
Jogo de Cena conta com a participação de Fernanda Torres, Andréa Beltrão, Marília Pêra, entre outras. No total, 83 mulheres responderam ao anúncio. Destas, foram selecionadas 23, que gravaram no Teatro Glauce Rocha. Somente algumas das filmagens fazem parte do filme. Depois das gravações, Coutinho enviou o material em texto e em DVD para as atrizes, que depois foram filmadas no mesmo lugar. Para contribuir com o sentimento de incerteza do espectador, o cineasta pediu às atrizes que acrescentassem fatos reais de suas vidas pessoais no depoimento.

Fonte: http://www.guiadasemana.com.br/Rio_de_Janeiro/Cinema/Filme/Jogo_de_Cena.aspx?id=1954
 
Foto: http://aicinema.wordpress.com
 
Blog Oficial: http://www.cinemaemcena.com.br/jogodecena/blog.asp

Nenhum comentário: