quinta-feira, 1 de outubro de 2009

"Play" é revelação do cinema chileno


Dentro da competição Novos Diretores da 30ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, um dos filmes mais interessantes é Play, da chilena Alicia Scherson. O roteiro, também assinado pela diretora de 32 anos, tem como protagonista a jovem Cristina (Viviana Herrera). Migrante camponesa, de origem indígena, ela veio do sul do Chile para trabalhar na capital, Santiago. Cristina é a enfermeira de um velho húngaro, que não fala e está incapacitado de sair de sua cama.

Nas horas vagas, a moça passeia pelas ruas próximas e também entra num salão de jogos. Seu esporte favorito, no entanto, é observar os outros.

Ela olha a vida à sua volta sem participar realmente dela, com um encanto de criança descobrindo um mundo nunca visto. No caso dela, o mundo urbano, com suas máquinas e comportamentos inusitados.

Uma destas ações estranhas acontece quando um homem joga uma pasta nova numa lixeira. Cristina leva-a para casa e descobre ali dentro boa parte dos segredos da vida de Tristán (Andrès Ulloa), um arquiteto de classe média alta.

Entediado de tudo, ele acaba de abandonar o emprego, sua mulher e sua casa, refugiando-se na casa da mãe.

A trama de Play consiste basicamente neste jogo de observação de Cristina, que segue à distância os passos de Tristán e sua mulher, vendo em seus atos quase uma vida substituta da sua, onde nada acontece.

Enviado por Sara.

Para ver mais: http://cinema.terra.com.br/30mostradesp/interna/0,,OI1215329-EI7774,00.html
e http://blogfam2007.blogspot.com/2007/05/filme-chileno-coleciona-prmios.html

Nenhum comentário: